Todo empresário passa a vida profissional inteira buscando maneiras de vender mais, alavancar a marca da sua empresa, criar maior relevância, mas muitas vezes esse resultado nunca chega, pois falta planejamento, domínio sobre as técnicas de vendas.
Obter esse domínio facilita, encurta muito tempo, além de economizar energia que seria gasta em vão. Você deve primeiro aprender o comportamento do seu cliente, como ele chegou até você, o que ele pesquisa quando precisa do serviço que você oferece, somente depois elabore uma estratégia para ele.
Agora sim seu time pode iniciar o processo de venda, que irá preparar o seu “já cliente” para comprar cada vez mais e melhor os serviços da sua empresa, gerando recorrência. Para atrair novos clientes, você deve seguir o mesmo caminho, mas ao invés de garantir a recorrência, pense em como esse cliente pode se interessar pelo seu produto ou serviço gerando um sentimento de necessidade nele.
Nos reunimos com nosso expert de vendas e professor da Universidade das Vendas, Anderson de Paula (https://www.instagram.com/andersonxpot/ ) e elaboramos este artigo incrível para te ensinar a melhor maneira de realizar um funil de vendas de sucesso.
O que é funil de vendas?
O funil de vendas em seu conceito, é uma maneira estratégica de monitorar toda a jornada do cliente, todo o processo de venda desde o início, ou seja, desde quando ocorreu a capitação deste individuo, todo o processo de “conscientização do cliente” até a conversão.
Formado por um conjunto de etapas que visam dar suporte a toda a jornada do cliente, esta ferramenta serve de ancoragem para o trabalho dos setores de Marketing e o de Vendas da sua empresa, pois, a partir dele serão traçadas as estratégias para atrair mais Leads, além de táticas mais assertivas de conversão.
Quais as etapas de um funil de vendas?
Apesar de cada cliente ter sua particularidade dentro da jornada, o consumidor passa por diversas etapas até decidir se realmente irá efetuar a compra. A cada processo que o cliente passa dentro do funil, ele se aproxima mais da conversão final.
Considerando este contexto, uma pessoa que já conhece o seu produto está mais próxima de efetuar a compra, do que alguém que acabou de conhecer a sua empresa.
O funil de vendas é separado em três etapas, o topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Isso facilita na hora de você visualizar o exato ponto de consciência do cliente, para entregar a ele o conteúdo mais assertivo.
Topo do funil
Essa é a fase onde o cliente descobre o seu produto, a fase onde o individuo percebe que tem um problema a ser resolvido, e que pode ser que você consiga solucionar para ele.
Sua função nessa etapa é educa-lo, ou seja, agregue muito valor a ele gratuitamente, pode ser por meio de tutoriais, Ebooks, infográfico que tenham um formulário para ser preenchido.
Após preencher esse formulário, fornecendo suas informações como email, nome e profissão, você irá qualifica-lo e desta maneira ele avança uma etapa dentro do seu funil virando um Lead.
Meio de funil
Nesta etapa, a sua função é aumentar a relevância e o valor percebido pelo Lead para com a sua marca e seu produto, com isso a chance de transformar essa oportunidade em uma futura venda aumenta consideravelmente.
O setor de vendas, nessa etapa do funil, deve mapear algumas informações especificas, como, o valor que o cliente tem disponível para investir no seu serviço/produto, qual a real necessidade dele, e preparar um conteúdo especifico para saciar aquela dor, além de qual o tempo estimado para adquirir o serviço/produto que você oferece.
Fundo de funil
Finalmente chegamos até a etapa tão esperada por todos os empresários, quando o cliente já está pronto para efetuar a compra, mas não pense que seu trabalho acabou e o negócio será fechado tão facilmente.
Agora que você já “educou” seu Lead, já criou um nível de consciência suficiente, seu time comercial terá que elaborar uma proposta atrativa para finalizar a jornada do cliente com a venda concluída. Nessa proposta o cliente deverá enxergar muito valor na sua empresa e na solução que está oferecendo a ele. Se isso acontecer, pode ter certeza que a chance de compra chega a quase 100%.
Realizando todas as etapas com muita atenção e dedicação, você verá que sua captação de Leads e a taxa de conversão irá alavancar de uma maneira exponencial.
Este artigo lhe ajudou? Vou deixar aqui um vídeo do nosso expert Anderson de Paula (Venda mais e da forma certa: Aumente seu faturamento utilizando o funil de vendas correto. – YouTube ) explicando um pouco mais sobre o Funil de Vendas, para reforçar o conceito desta ferramenta que irá mudar as vendas da sua empresa.