Nem todos conseguem realizar esse processo com excelência e por isso gastam muita energia sem obter nenhum resultado.
Este processo torna a sua empresa muito mais antenada nas tendências de mercado, consequentemente se tornando ainda mais competitiva, pois, estará sempre antecipando os movimentos do mercado.
Quer saber qual a importância desta ferramenta para alavancar o seu processo de vendas? Iremos explicar tudo neste artigo abaixo.
O que é sondagem?
A sondagem é a pesquisa sobre o perfil do seu cliente, ou seja, quem é o seu cliente, o que ele faz, o que ele gosta, como costuma ser sua rotina, qual perfil ele tem que outras pessoas não tem, qual as suas principais particularidades que o levam a ser seu cliente.
Definir o perfil do cliente é o passo básico para o seu processo de vendas. A partir do levantamento de dados, todas as outras áreas que lidam com o consumidor serão mais eficientes.
É o momento onde você conhece mais sobre seu cliente, descobre as dores dele e monta ou adapta seu produto, comunicação e divulgação para algo que possa solucionar por completo o seu problema.
Em teoria, é um processo semelhante ao de Spin Selling, mas na sondagem as perguntas são realizadas em um âmbito mais pessoal em relação ao seu público alvo.
Qual a sua importância?
Consultamos o expert de vendas da Agência Xpot, Anderson de Paula, sobre a importância da sondagem para o crescimento de uma empresa.
“A sondagem dentro do processo de vendas é super importante, porque é lá que você levanta o perfil do seu cliente antes dele chegar até você, para que você entregue a sua agência de marketing, para o gestor de tráfego entender sobre o seu cliente.” Pontuou Anderson.
Podemos dizer que a sondagem dá munição suficiente para otimizar e tornar o trabalho de vários setores mais produtivos e assertivos, deixando a empresa mais alinhada com as demandas de seu público alvo, facilitando a conquista de novos clientes e a fidelização.
Como colocar em prática essa ferramenta?
Para a pesquisa se tornar eficaz, ela precisa ser bem abrangente, pois é o que irá nortear a sua empresa daqui para frente. Entre as medidas que podem ser utilizadas para esse processo, podemos apontar alguns passos importantes para ser realizada com excelência:
- Se preferir, pode ser feita por uma empresa contratada ou por times internos especializados.
- O envio de pesquisas de satisfação para os seus já clientes, além de ampliar os dados sobre o perfil do consumidor, tornam a otimização dos processos internos mais precisa e eficaz;
- Busque feedbacks após os processos de suporte, facilitam na melhoria do posicionamento da marca;
- Em que momento o seu cliente compra o seu produto? Identifique em qual momento ele sai do estado normal para o estado incomodado (pois identificou que tem um problema), depois para o estado pesquisador (quando ele pesquisa visando sanar a sua dor) e onde ele pesquisa? Como ele pesquisa?
4 exemplos de como realizar um processo de sondagem no atendimento ao cliente final.
Esta ferramenta também é essencial no momento da venda, onde você aborda seu cliente e tenta descobrir como e qual produto que você oferece pode solucionar a dor dele.
1 – Saiba quem é a pessoa que você está atendendo.
Saiba quem é aquela pessoa para quem você está oferecendo a sua solução, procure entender com maiores detalhes as características, necessidades e ambições do seu cliente.
Somente assim será possível direcionar as perguntas durante o restante do processo de sondagem.
2 – Tome muito cuidado com perguntas fechadas.
No processo de vendas, é fundamental que o vendedor consiga extrair informações relevantes de seu cliente, visando personalizar e oferecer a mais personalizada e melhor solução para a sua dor.
Dentro deste processo, perguntas fechadas, ou seja, perguntas com respostas como apenas “sim” ou “não”, até mesmo monossilábicas dificulta o vendedor em conectar a solução que ele oferece com a dor do cliente.
3 – Não interrompa o seu cliente.
Quando o cliente estiver respondendo suas perguntas de sondagem, evite interromper o raciocínio dele.
Lembre-se de que é nas respostas que estarão informações valiosas sobre o perfil dele e suas atuais necessidades.
4 – Não tenha vergonha de assumir que a sua solução não atende as necessidades do cliente.
Após o processo de sondagem realizado, pode se chegar à conclusão que a sua solução não atende a dor sentida pelo cliente. Não há problema em assumir isso. É uma atitude muito mais eficaz do que simplesmente forçar a venda a qualquer custo.
Essa atitude trás maior confiança do cliente com você, pois ele visualiza que você está realmente pensando no melhor para ele, não apenas em vender para pegar sua comissão. Logo, quando esta pessoa precisar de algo relacionado ao seu nicho, pode ter certeza que ele irá te procurar primeiro.
Ficou claro o quão importante é realizar uma sondagem de excelência?
Quer saber mais sobre como realizar uma sondagem de excelência? Assista esse vídeo do canal do nosso expert em vendas Anderson de Paula e se torne o craque da sondagem.